1493 6315 1 PB 1
Elizamar Zang*
Lidiane Camiloti**
Resumo
O presente artigo objetiva realizar um levantamento bibliográfico sobre as cores identificando sua influência psicológica no comportamento das crianças. O estudo dividiu-se em três etapas: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e de campo. Em um primeiro momento, procurou-se realizar uma investigação teórica do assunto enfatizando autores que refletem sobre o papel das cores no comportamento humano, bem como a sua relação com a área de Design. As informações obtidas por meio desta investigação serviram de suporte para a pesquisa de campo, desenvolvida na Creche
Cantinho Feliz de Mondaí, SC. Por meio deste trabalho, pode-se constatar uma série de fatores relacionados à subárea de Design de Interiores, dados estes que serão abordados no decorrer deste artigo científico.
Palavras-chave: Cores. Desenvolvimento infantil. Design de Interiores.
1 INTRODUÇÃO
Este artigo tem como objetivo um estudo sobre as cores, identificando a influência destas no fator psicológico e comportamental das crianças, com o intuito de realizar um levantamento bibliográfico sobre as cores, identificando sua influência psicológica no comportamento das crianças.
Nesse procedimento, procurou-se investigar a interferência das cores em crianças com aproximadamente dois anos e que frequentam a Creche Cantinho Feliz do município de Mondaí, SC. Entre os aspectos analisados, estão o comportamento e reação delas diante da sistemática apresentada. Em relação ao delineamento da pesquisa, procedeu-se de maneira exploratória. O teórico Gil (2002, p.
41) explica: “Estas pesquisas têm como objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo mais explícito ou a construir hipóteses.”
O presente estudo desenvolveu-se sob três suportes fundamentais: pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Quanto à tríade mencionada, Gil (2002, p. 44) afirma: “A pesquisa