1492
Por que “A Conquista do Paraíso”?
Qual a participação da Igreja e do Cristianismo no processo?
Qual a importância de Cristovão Colombo na história da Espanha?
O Filme começa quando Colombo questiona a Igreja quanto as explicações apresentadas à Terra ( que não era plana, sim redonda, se chegassem ao horizonte encontrariam o fim do mundo, a aceitação de tudo o que lhes era imposto, por fim dizia que tudo era uma grande mentira).
Foi visto como Herege pela Igreja, e não possuía apoio dos mesmos. Porém, encorajado pela sua ambição, procurou comprovar que ao Oriente havia um novo continente, bem como afirmar que segundo as teses de Copérnico e Galileu a Terra era redonda.
Fez promessas de novas riquezas, terras a serem exploradas e povos a serem catequizados, a fim de conseguir o apoio da Coroa Espanhola.
(...) ~after this~
Depois de uma viagem cansativa de x semanas, sem esperança de que fossem chegar a algum lugar, avistaram terra.
ISSO AQUI EMBAIXO EU VI NUM TEXTO DAORA DO TRABALHOS FEITOS.NET
As surpresas surgem de várias formas: Colombo, ao atingir terra, pensa ter chegado a um novo Continente; porém ele desembarcara na ilha de S. Domingo e, depois em Cuba. Quando chega encontra "um paraíso", onde as pessoas vivem em harmonia umas com as outras e com a natureza (Colombo no relato que fez da viagem afirmou que os nativos consideravam a natureza um Deus). Contudo, a cobiça dos navegadores em busca de ouro e troféus, conduz à destruição daquele paraíso e marca premonitoriamente o início de uma campanha de destruições efectuadas pelos povos colonizadores na sua aventura americana, sendo responsáveis pela destruição das civilizações Azteca e Maia entre outras.
O que o filme nos consegue transmitir, pode ser resumido em quatro frase citadas do texto:
- "Tanto como o paraíso como inferno podem ser terrenos";
- "... mas levamo-los sempre connosco para onde vamos";
- "A riqueza não torna um homem mais rico, apenas