147888

399 palavras 2 páginas
Definição

O conforto lumínico se baseia no tipo, na qualidade e na quantidade de iluminação do ambiente, de forma que os objetos, pisos e paredes reajam com a luz afetando diretamente nossos olhos e indiretamente a nossa saúde, tranquilidade, eficiência e o nosso bem estar.
A luz é definida como uma radiação que causa uma sensação visual. O Sol é uma fonte natural de radiação enquanto as lâmpadas são fontes artificiais.

Características e propriedades

Conceitos básicos

Influência da luz sob o Homem

Níveis de iluminação sob a norma

Tipos de Lâmpadas

Fluorescente:
As lâmpadas fluorescentes tubulares estão entre as fontes de luz artificiais mais amplamente usadas no mundo. A principal razão é a grande economia das lâmpadas: Elas produzem muita luz e consomem pouca energia. A vida útil média dessas lâmpadas podem chegar até 90.000 horas, tornando-as ideais para uso em Iluminação de lojas, escritórios, restaurantes e hotéis, estádios e ginásios esportivos, iluminação de estradas e túneis, bem como em diversas aplicações para uso privado.

Led
Também conhecida como o diodo emissor de luz. Sua funcionalidade básica é a emissão de luz em locais e instrumentos onde se torna mais conveniente a sua utilização no lugar de uma lâmpada. Especialmente utilizado em produtos de microeletrônica como sinalizador de avisos, também pode ser encontrado em tamanho maior, como em alguns modelos de semáforos. Também é muito utilizado em painéis de led, cortinas de led e pistas de led.
Incandescente:
As lâmpadas incandescentes são as mais comuns. Embora de vida útil bastante curta, seu custo inicial é baixo.
Existe uma elevada dissipação de calor, que se traduz no desperdício de energia. Além disso, deve-se tomar cuidado com a possibilidade de ofuscamento, resultante de sua alta luminância. Emprega-se, em edificações residenciais e

Relacionados

  • Electricidade básica
    19006 palavras | 77 páginas