145180600230

9099 palavras 37 páginas
FRANCHISING – Visão Sistêmica sobre a Gestão e a Expansão do Negócio
INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é analisar como o mercado de franquias tem sido erroneamente uma opção para algumas empresas que desejam expandir e não possuem, principalmente, recursos financeiros suficientes. Em geral essas empresas encaram os franqueados como parceiros para divulgação e consolidação da sua marca. Já os franqueados encaram a entrada numa rede de franquia como maior chance de obter sucesso na vida empresarial, sem precisar consumir tempo em pesquisa e planejamento para iniciar um negócio, uma vez que o franqueador oferece todo o estudo de mercado necessário.
Porém é comum franqueado e franqueador desconsiderarem que o sistema requer um árduo trabalho operacional e de controle. Ignorando na maioria das vezes sinais visíveis de alerta em relação ao funcionamento diário da rede e detalhes essenciais para que a permanência no negócio seja permanentemente crescente. Este artigo aponta alguns aspectos responsáveis pelo fracasso ou sucesso de algumas unidades, quando não, da própria franqueadora.
A escolha do tema em questão para apresentação desta monografia é justamente tentar entender o conflito de franqueadores e franqueados que escolheram este segmento para atuar buscando seus crescimentos profissionais e financeiros num modelo empresarial inovador e dinâmico. Para tanto foram utilizadas pesquisas e analises de casos já vivenciados em algumas redes estabelecidas no mercado brasileiro.

1 – DEFINIÇÃO DE FRANCHISING
Para compreender esse mercado particular que tem por essência a determinação de padronizar o funcionamento de um negócio, Cherto (1996) define: “Franchising é um sistema estratégico para distribuição de bens e serviços pelo qual uma empresa - chamada franqueadora - cede o direito de uso de seu nome, seu logotipo, know-how e tecnologia, mediante pagamento de taxas a um terceiro – o franqueado - conforme termos e condições pré-estabelecidos em comum acordo,

Relacionados