1431399136085 1
3535 palavras
15 páginas
INTRODUÇÃOA globalização é um processo de integração cultural, socioeconômico, político e social visando diminuir as barreiras existentes entre os países. Dentro deste contexto pode-se observar que a forma como a Contabilidade é tratada, depende também dos aspectos citados acima. Desta forma a globalização atingiu o cenário internacional da contabilidade o que gerou a necessidade de um padrão contábil e uma tendência à adoção do mesmo, por parte da maioria dos países.
O presente documento tratará dos fundamentos em contabilidade, com foco na globalização, como intermediaria de todas as mudanças ocorridas no cenário contábil, econômico e social brasileira.
1. Efeitos da Globalização nas normas contábeis brasileiras
A globalização afetou inúmeras características em diversos países principalmente os aspectos sociais e econômicos, isso acarretou alterações nas normas contabilidade dos mesmos, fazendo assim com que o Brasil e outros mudassem suas normas contábeis e aceitasse a realidade da internacionazação das normas contábeis.
A globalização possibilitou aos países em desenvolvimento e aos pequenos o acesso aos conhecimentos contábeis, fazendo com que a economia dos países em desenvolvimento tivesse uma interação maior com a economia mundial.
Segundo Blake ao adequar a contabilidade brasileira aos moldes internacionais de contabilidade entre outros objetivos estava à busca de facilitar as atividades das empresas multinacionais.
Estas alterações nas normas contábeis convertendo-as para os padrões internacionais de contabilidade valorizou a contabilidade dos países em termo de mais eficiência contábil valorizando assim a economia nacional dos mesmos. Sendo assim a globalização da economia tornou-se algo sem reversão e que acabou ultrapassando o campo da economia e das relações financeiras.
1.1. Contabilidade internacional
A contabilidade internacional foi afetada