142122180213

1369 palavras 6 páginas
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO
O caráter plural do brasileiro em função da mestiçagem de seu povo, pano de fundo das expressões culturais mais diversas ao longo do território brasileiro.
Segundo Sueli Carneiro, líder e ativista de movimentos de direitos dos negro e pertencente ao Conselho Deliberativo da Care Brasil, "o primeiro receio que o debate sobre a diversidade provoca é que se preste à despolitização dos processos de exclusão e discriminação que os "diferentes" sofrem em nossa sociedade, ou seja, a forma pela qual historicamente esse "diferente" vem sendo construído, em oposição a uma universalidade cultural branca e ocidental supostamente legítima para se instituir como paradigma, segundo o qual a identidade ou a diferença dos diversos povos da terra sejam medidas.
Estas questões vêm à tona quando falamos de diversidade como sinônimo de diferença

2 DESENVOLVIMENTO

Falar sobre diversidade é tentar entender a variedade e convivência de ideias, características ou elementos diferentes entre si, em determinado assunto, situação ou ambiente. Diversidade está ligada aos conceitos de pluralidade multiplicidade, diferentes ângulos de visão ou de abordagem, heterogeneidade e variedade. (GURGEL, 2011, p. 1).
A diversidade indica os diferentes valores, costumes, vivências existentes entre distintos grupos de uma sociedade. Segundo Gurgel, entender a diversidade contemplaria entender diferentes hábitos, costumes, comportamentos, crenças e valores, “e a aceitação da diferença no outro chamada de alteridade” (GURGEL, 2011, p. 4). Mas, complementa, “é no campo da Cultura que a diversidade, por meio do Multiculturalismo, apresenta-se como o grande desafio dos vários ramos do conhecimento” (GURGEL, 2011, p. 5).
Trata-se, assim, de compreender culturas diferentes, de diferentes

Relacionados