14175201750

3374 palavras 14 páginas
Vitória
Julho/2013
1. Título
Determinação do Calor de Neutralização 2. Introdução
O calor, como sabemos, é uma forma de energia, ela não pode ser criada nem destruída apenas transformada. O calor é, sem dúvida, a forma mais comum de energia que acompanha as reações químicas.
A termoquímica é a área da química que estuda as variações de energia nas reações químicas. Portanto, a termoquímica é o estudo das quantidades de calor liberadas ou absorvidas durantes reações químicas.
Para a termoquímica, as reações químicas se classificam em: reações exotérmicas (libera energia na forma de calor) e reações endotérmicas (absorve energia na forma de calor).
Nas trocas de calor pelo método das misturas, uma parte transfere energia para a outra havendo, em princípio, conservação da energia. Essas misturas são feitas no interior de um calorímetro que é um dispositivo destinado a reduzir as perdas de energia para o meio externo e o recipiente. Contudo, mesmo um calorímetro constituído de material termicamente isolante apresenta perdas de energia.
Segundo RUSSEL (1994), “o calor liberado ou absorvido durante as transformações físicas e químicas é medido no laboratório por meio de um calorímetro”. FELTRE (2004) ainda fala que “calorímetros são aparelhos usados para medir a quantidade de calor que é liberada ou absorvida numa transformação física ou química”. Dentro do calorímetro as diferenças de temperatura se devem as transformações termodinâmicas ocorridas, assim, o aumento ou a diminuição da temperatura se deve ao calor consumido ou desprendido da reação.
No presente experimento, amostras de uma mesma substância, mas de temperaturas diferentes são adicionadas ao calorímetro, a diferença de temperatura se deve ao processo de equilíbrio térmico que ocorre entre as amostras. Desta forma, através de relações entre valores de massa, temperatura e calor específico, pode-se determinar valores de capacidade calorífica. A relação utilizada para calcular

Relacionados