140915500388

339 palavras 2 páginas
América do Norte.
A América do Norte está localizada no extremo norte das Américas e é composta por apenas três países: Estados Unidos, Canadá e México, além de territórios de domínios europeus, como a Groelândia, pertencente ao Reino da Dinamarca, com representação no parlamento e Bermudas, dependência britânica. Os dois primeiros países são os únicos do continente americano que estão inseridos no grupo dos países mais importantes político e economicamente, especialmente os Estados Unidos, que possuem a condição de maior potência mundial, já o México configura-se como um país em desenvolvimento, ou seja, emergente. Um fato determinante na atual condição dos países citados é o fator histórico. Assim como todas as nações das Américas, os Estados Unidos e o Canadá também foram colonizados por europeus, entretanto, o modo como foram desenvolvidos foi diferente, pois enquanto o centro e o sul das Américas foram colônias de exploração, as nações em questão viveram um processo de povoamento. A América do Norte é também conhecida por América Anglo-Saxônica.
A América do Norte é banhada ao norte pelo Oceano glacial Ártico, a oeste, pelo oceano Pacífico, e a leste, pelo Oceano Atlântico.
América do Norte apresenta basicamente três tipos de relevo: Porção Ocidental, Porção Oriental e Porção Central.
Em razão da dimensão territorial, na América do Norte são desenvolvidos diversos tipos de composição vegetativa e climática. Os principais são:
Tundra - tipo de vegetação que se desenvolve a partir do degelo.
Floresta Temperada: esse tipo de vegetação ocorre em regiões onde predomina o clima temperado.
Estepe e Pradaria: ocorre em áreas que possuem clima semiárido, com temperaturas elevadas e longos períodos de estiagem.
Vegetação desértica: desenvolve-se em regiões desérticas no sul dos Estados Unidos, na fronteira com o México, e também na região do Rio Colorado.
Savana: ocorre em lugares onde há incidência de chuvas regulares durante o ano e temperaturas sempre

Relacionados