13984175728

346 palavras 2 páginas
O Filme ‘O contador de historias’ retrata a história verídica de Roberto Carlos Ramos, um menino, cuja mãe após assistir um comercial sobre a FEBEM, acredita que ali seu filho terá um futuro melhor, e poderá virar medico advogado ou engenheiro.
Porem a realidade da FEBEM se mostra pior do que a própria realidade da família, sem conseguir se adaptar a instituição, Beto vive a fugir e ser recapturado.
Dentro deste contexto surge uma francesa pedagoga que em busca de estudos, que acaba se interessando pelo menino e luta para saber sua história.
Vários fatos sociais são marcantes no filme: a ingenuidade da mãe ao entregar seu filho para FEBEM e acreditar realmente que é a melhor oportunidade para ele, o preconceito dos próprios responsáveis por cuidarem do menino, quando o rotulam de ‘’ irrecuperável’’, o uso e importância das simples palavras ‘por favor, e obrigado’, e a busca do menino de se sentir pertencente a um grupo, e logo emseguida sendo rejeitado, primeiro pela mãe, FEBEM e quando por ultimo tenta se aliar com vários jovens mais velhos que ele, e acaba sofrendo abuso sexual.
Nesta sua busca, se pode observar claramente a tentativa de reabilitação que o garoto tenta estabelecer com a sociedade e aos que estão em sua volta, e por obter sempre resposta negativa, se fecha cada vez mais dentro de si, ficando sempre de cabeça baixa, falando pouco (e quando fala, sempre com português errôneo e uso de gírias), e também jamais nunca sorrindo.
Com o interesse, atenção e carinho demonstrado pela francesa, aos poucos com certa dificuldade, as características de Beto vão se alterando, é iniciada por tanto a reabilitação de fato deste garoto a sociedade, despertando nele a vontade de viver e aprender, o devolvendo a felicidade e zelo que ele chegou a ter quando ainda vivia com sua mãe e irmãos.
É importante ressaltar que durante todo processo difícil que Roberto passa, ele para aliviar um pouco sua

Relacionados