137
SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA
MANTENEDORA DA PUC Minas E DO
COLÉGIO SANTA MARIA
DATA: 26 / 04 / 2007
No dois exemplos citados, extração de açúcar e remoção de manchas, a enzima utilizada é a mesma?
Justifique sua resposta.
UNIDADE:
I VESTIBULAR SIMULADO DE BIOLOGIA
Aluno(a):
Nº
Professor:
Valor:
04
Média:
1ª Série/EM–Turma: __
2,4
Pontos Obtidos:
QUESTÃO 01
QUESTÃO 02
Leia o texto abaixo:
DESCOBRINDO A MAGIA DAS ENZIMAS
Protistas de água doce, como paramécios e amebas, vivem em um meio cuja concentração é menor que a do interior da célula. Com isso, muita água penetra em seus corpos.
No curso da evolução, surgiram estruturas que foram positivamente selecionadas e que contribuem de forma efetiva na regulação do volume de água no interior desses organismos: os vacúolos pulsáteis ou contráteis.
Esses vacúolos recolhem do interior da célula a água que entrou em excesso. Quando cheios, eles descarregam essa água para fora da célula através de pequenos orifícios.
Espécies de protistas unicelulares que vivem em ambiente marinho em geral não possuem vacúolos contráteis.
Todos os seres vivos necessitam de enzimas como catalisadores das suas reações químicas, mas a utilidade das enzimas vai além disso. As enzimas podem ser reproduzidas para uso comercial. A grande preocupação ambiental desencadeou uma procura intensa por alternativas na indústria, as chamadas “tecnologias limpas”. As enzimas são uma dessas tecnologias: trabalham em baixas temperaturas, podem ser usadas para substituir condições e componentes químicos perigosos, não produzem efeitos inesperados no processo de produção por serem altamente específicas e podem ser utilizadas para o tratamento de resíduos biológicos. Além disso, as enzimas são biodegradáveis, o que torna os processos de produção mais eficientes e menos dispendiosos e resultam em produtos de qualidade superior. As enzimas ajudam a proteger o meio ambiente, reduzindo a presença de produtos residuais e a necessidade do uso de