1368232620362

1403 palavras 6 páginas
1. SÍNTESE REFLEXIVA

As tranças de Bintou é um conto africano escrito por Sylviane A. Diouf que narra a história de uma criança que sonhava em ter tranças compridas e belas, porém usava quatro birotes. A menina admira as tranças de todas as mulheres de sua aldeia e questiona as pessoas e animais quando ela cresceria para poder usar tranças. Então, sua avó conta a ela uma história explicando o porquê as crianças não usam tranças na sua aldeia, e a partir desse momento ela fica mais conformada. Sua avó passa óleo perfumado em seus cabelos, faz birotes e enfeita-os com laços de fitas coloridos. A menina então se realiza, pois se sente orgulhosa e bela por ter birotes coloridos como os pássaros.
A partir desta história que valoriza a diversidade cultural e dos afro-descendentes como um povo rico em conhecimento e valores, mostra que cada povo tem a sua história, sua origem, seus costumes e que estes devem ser valorizados e cultivados, sem preconceitos. Também a partir desta história podemos inferir que a Bintou somente se conformou que ela era criança e usava birotes porque sua avó com muita paciência e amorosidade explicou o motivo pelo qual as crianças deveriam usar birotes, o que proporcionou um significado na vida de Bintou, que consequentemente se sentiu mais valorizada.
Essa história é uma grande lição para nós professores, que devemos nos inspirar nela para ensinar e explicar o porquê daquele conteúdo, o porquê pode fazer certas coisas e porquê não pode fazê-las. Desta forma, estamos ensinando com significado fazendo com que a aprendizagem ocorra de forma significativa e prazerosa.
A leitura deste conto faz uma intertextualidade com o texto científico “Uma abordagem integrada da aprendizagem” que para que a aprendizagem ocorra de maneira significativa deve-se usar diversas atividades integrando experiências cientificas com outras áreas do currículo, desta forma ocorrerá diversas

Relacionados