13546
O reino Animália é o maior dentre os reinos do mundo vivo, incluindo mais de um milhão de espécies, incluindo os seres humanos. Dentre os diversos filos do reino dos animais, no estudo realizado no laboratório, tentamos principalmente observar os filos dos artrópodes, anelídeos, platelmintos e nematelmintos. Os platelmintos são vermes achatados que podem ser parasitas ou animais de vida livre, sendo estes conhecidos como planárias, que vivem em ambientes aquáticos ou de terra firme úmidos. Já os nematelmintos são vermes de corpo cilíndrico, que vivem em todos os tipos de ambientes, inclusive como parasitas. Os anelídeos são animais de corpo cilíndricos e apresentam metameria, ou seja, tem seus corpos divididos em segmentos transversais. Habitam ambientes aquáticos ou de terra firme úmidos. O filo dos artrópodes engloba a maior diversidade de espécies dentro do reino dos animais. A característica dos artrópodes a se destacar é a presença de exoesqueleto em sua estrutura corporal, uma espécie de armadura que serve tanto para a proteção, quanto para a retenção de água desses animais. O filo Arthropoda possui representantes aquáticos, os crustáceos, e terrestres, os aracnídeos, miriápodes e hexápodes.
2. OBJETIVOS
OBJETIVOS GERAIS
Identificar e diferenciar os seres vivos de amostras coletadas em três locais diferentes.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
Observar as características evolutivas entre cada filo, as suas particularidades, com o objetivo de podermos entender as suas classificações, o seu nicho no meio ambiente.
Identificar os seres vivos das amostras e saber classificá-los.
3. MATERIAIS
Lupas;
Placas de petri contendo amostras de lagoa, mangue e solo úmido sombreado;
Agulhas;
4. METODOLOGIA
Todas as amostras já haviam sido preparadas pelo professor. Utilizando a lupa, pudemos observar as amostras de lagoa, mangue e solo úmido sombreado. Mesmo utilizando uma agulha para “futucar” as