13229970116
431 palavras
2 páginas
Abraham Rosenberg, juiz da Suprema Corte, 91 anos, é uma lenda viva do Supremo e, provavelmente, o homem mais odiado da América. Ele está em sua casa, dormindo, quando recebe tiros com silenciador na cabeça. Horas depois, o mesmo assassino dirige-se para um cinema gay. Lá, assistindo a um filme pornô, está o mais jovem juiz da Suprema Corte, Glenn Jansen. O matador, homem de muitas faces, nunca deixa pistas, liquida Jansen, estrangulando-o. Todo o país fica espantado.O presidente quer saber se há alguma agência, operação ou grupo ligado ao caso. A CIA e o FBI não têm ou não querem dar as respostas. Darby Shaw, uma brilhante e bela estudante de Direito acredita poder encontrá-las. Aluna e amante de Callaham, professor de Direito Constitucional e defensor entusiasmado das idéias do juiz Rosenberg, Darby inicia uma investigação por conta própria sobre os assassinatos nos computadores da biblioteca da faculdade.
Descobre, então, uma conexão entre os dois juízes mortos e um suspeito, em cuja probabilidade de culpa ela mesma não acredita muito. Guarda sua pesquisa numa pasta que ganha o nome de dossiê Pelicano. Mas o dossiê termina percorrendo um caminho inesperado é lido por pessoas que dão muita importância às conclusões de Darby.
A partir daí, tem início uma perseguição, cujo objetivo é eliminar Darby.
Uma bomba erra o alvo e mata Callaham no lugar da moça. O jogo mortal está declarado. Numa outra ponta da trama está Gray Grantham, um repórter sério e ético do Washington Herald. Ele também está intrigado com a simultaneidade dos assassinatos e sua matéria corajosa sobre o assunto chama a atenção de Darby – e dos mandantes dos crimes. Ela procura o repórter. Juntos, eles desaparecem de circulação, tentando sobreviver enquanto buscam a verdade do dossiê Pelicano. Baseado no livro "The Pelican brief" (1992, O dossiê Pelicano) do escritor americano John Grisham.
Conclusão
O filme Dossiê Pelicano representa a perseguição que os juízes sofrem ao longo de