13 UMIDADE SPEEDY
1. CONCEITUAÇÃO: A reação básica deste método é CaC2 + 2 H2O C2 H2 + Ca(OH)2 [ carbureto de cálcio + água produz acetileno e hidróxido de cálcio ].
Em ambiente confinado, a expansão do gás produzido gera aumento de pressão, tanto maior quanto maior for a quantidade de água contida na amostra de solo.
( Sendo o volume de CaC2 constante, é preciso que a quantidade de água no solo não seja superior à um limite máximo, por isso a limitação do tamanho da amostra.)
COMO O ACETILENO É INFLAMÁVEL, É PROIBIDO FUMAR POR PERTO !
2. REFERÊNCIAS: DNER ME 052/94 [SPEEDY]
3. APARELHAGEM: (como exemplo, descrevemos o Speedy alemão)
3.1 Conjunto “Speedy” completo [ ver figura ];
3.2 ampolas com cerca de 6,5 g de carbureto de cálcio [ CaC2 ].
4. AMOSTRA:
O peso da amostra a ser utilizada é estimado pela umidade que se admite a amostra possuir, de acordo com a tabela seguinte:
Tabela – Peso da amostra em função da umidade estimada
Umidade estimada, em %
Peso da amostra, em g
5
10
20
30 ou mais
20
10
5
3
5. ENSAIO:
5.1 pesar a amostra e colocar na câmara do aparelho;
5.2 introduzir na câmara duas esferas de aço, seguidas da ampola de carbureto de cálcio, deixando-a deslizar com cuidado pelas paredes da câmara, para que não se quebre;
5.3 fechar o aparelho, agita-lo repetidas vezes para quebrar a ampola, o que se verifica pelo surgimento de pressão assinalada no manômetro.
5.4 ler a pressão manométrica após esta se apresentar constante, o que indica que toda a água presente na amostra reagiu com o carbureto.
Se a leitura manométrica for menor que 20 kPa [0,2 kg/cm2], o ensaio deve ser repetido com peso de amostra imediatamente superior ao empregado, conforme a tabela. Se a leitura for maior que150 kPa [1,5 kg/cm2], interromper o ensaio, afrouxando a tampa do aparelho devagar, e repetir o ensaio com um peso imediatamente inferior. Para abrir o aparelho, soltar primeiro as presilhas da tampa, deixando o acetileno