1297487769012

1589 palavras 7 páginas
COMO CITAR NO TEXTO ACADÊMICO AS ENTREVISTAS ORIUNDAS DE
PESQUISAS QUALITATIVAS?*

Pode-se classificar uma pesquisa acadêmica em quantitativa ou qualitativa. De maneira geral, ao se relatar uma pesquisa quantitativa, as normas de apresentação do documento não geram dúvidas fundamentais. Porém, quando a pesquisa é qualitativa e utiliza entrevistas, o autor depara-se com uma dúvida importante quanto às normas de apresentação para descrever as respostas dos entrevistados em seu texto. Estariam estas respostas sujeitas as normas de citação de documentos publicados, ou sujeitas às normas de citação de informação verbal? Ocorre que na pesquisa qualitativa por razões de conveniência, a maior parte dos dados é convertida em texto escrito (ou digitado). A análise daquilo que muitas vezes é uma grande quantidade de material reflete duas características. Em primeiro lugar, os dados são volumosos e é necessário adotar métodos para lidar com isso de forma prática e coerente. Em segundo, os dados devem ser interpretados (GIBBS, 2009, p. 24, grifo nosso)

No sentido de colaborar, pretende-se arrolar elementos para dirimir a dúvida de como esta fala convertida em texto escrito deve ser apresentada visando, sobretudo, orientar e sugerir aos autores do texto quanto aos padrões a serem adotados na redação final de seus trabalhos acadêmicos quando houver necessidade de relatar o que os entrevistados falaram.
Há de fato, uma miríade de métodos qualitativos de pesquisa. Contudo, o foco deste documento encontra-se no produto dos diversos tipos de entrevistas (um único respondente, grupo focal, narrativas, episódicas, entre outras), que geram farto material verbal e que os autores necessitam transcrever (ou seria citar?) em seus textos.
Mas, o que é transcrever? De acordo com o dicionário Houaiss (HOUAISS; VILLAR;
FRANCO, 2009, p. 1866) transcrever é “escrever novamente (um determinado conteúdo) em outro lugar; transladar, copiar, reproduzir” ou “passar para o

Relacionados