12954345
1135 palavras
5 páginas
FichamentoTexto “Um caminho ‘alternativo’ no empoderamento dos jovens: capital social e cultura politica no Brasil”.
O Brasil, a exemplo de outros países em desenvolvimento, tem experimentado, nas ultimas três décadas, o impacto de um conjunto de fatores que alteraram significativamente suas relações sociais, politicas e culturais. As adversidades sociais e econômicas que os países em desenvolvimento como o nosso atravessam, incidem diretamente na configuração da cultura politica. Decorrente dessas adversidades, que ocasionam mudanças, a população convive com alterações no seu modo de viver e no seu modo de ver as coisas, o que é natural num contexto de evolução dinâmica de uma nação. Nesse ritmo de transformações, há uma classe de pessoas que são altamente afetadas: são os jovens. Eles enfrentam grandes dificuldades no mercado de trabalho e quanto as suas expectativas de um futuro melhor. O resultado disso é o descontentamento deles frente ao sistema político, tornando-os uma geração de jovens desencantados e irresponsáveis. Essa situação tem gerado preocupações nos meios acadêmicos e políticos, pois o nível de participação dos jovens tem caído muito.
De fato, se os jovens mostram desinteresse pela politica, isto é mais um reflexo de como se organiza a politica do que de falta de interesse. Muitos jovens têm participado da vida comunitária na esperança de melhora-la. O que acontece é que os jovens não tem procurado com tanta gana o sistema politico, esse arquitetado dentro de uma concepção estrita do termo, o que impede que eles sejam vistos como seres políticos. No final do século XX e inicio do século XXI se incorporou a sociedade o primeiro grupo de jovens que seriam influenciados por transformações profundas nas instituições tradicionais, tais como a família, a economia e a politica.
As teorias clássicas e modernas de teoria politica sempre enfatizaram a importância da confiança dos cidadãos nos seus sistemas políticos e nos governantes para alcançar