128883333333332
1535 palavras
7 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPACIÊNCIAS DOS MATERIAIS
Professora – Luciana Machado Rodrigues
TÉCNICAS DE MICROSCOPIA PARA
CNICAS
ANÁLISE DE MATERIAIS
Içara Moreira Bajadares
Bagé, 04 de maio de 2012
1)
Fundamentação Teórica sobre Microscopia para caracterização de
Materiais.
Microscopia é a ciência que estuda e realiza aplicações utilizando o microscópio para observar objetos, células, entre outros, com dimensões invisíveis a olho nu (0,1mm). Logo, seu principal objetivo é ampliação das imagens do que está sendo observado/analisado.
O olho humano só consegue distinguir dois pontos separados por mais de 0,1 milímetros. Dessa forma, antes do surgimento dos microscópios era difícil realizar estudos celulares.
A observação das estruturas encontradas na natureza utilizando a microscopia óptica, como uma extensão natural da observação a olho nu, representou papel importante no surgimento das ciências da natureza, tanto das ciências biológicas, como a histologia, anatomia, etc.
A identificação e análise de partículas requer uma certa prática e habilidade por parte do microscopista. A técnica é mais usada para partículas maiores de
1 micrômetro e as análises dependem da combinação entre o desconhecimentos dos dados e o que se sabe sobre as partículas.
O microscópio apresenta dois sistemas de lentes convergentes; a objetiva e a ocular. A objetiva é um conjunto de lentes que apresenta pequena distância focal e que fornece uma imagem real e aumentada do objeto que é observado.
A ocular, também formada por lentes convergentes, funciona como uma lupa, que nos dá uma imagem virtual e aumentada da imagem real que se formou em pela objetiva. A objetiva e a ocular são dispostas nas extremidades de um cilindro oco, constituindo a coluna do microscópio e que possui a capacidade de se aproximar ou afastar da amostra para que se tenha a focalização perfeita. Isto é realizado por intermédio de uma cremalheira que se acha