125237214

1452 palavras 6 páginas
PROJETO DE EXTENSÃO GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA

TEMA: TERAPIA FONOAUDIOLÓGICA PARA A GAGUEIRA EM CRIANÇAS

TÍTULO: GAGUEIRA INFANTIL

INTRODUÇÃO: A gagueira é um distúrbio da fala que freqüentemente começa na infância. O diagnóstico e a intervenção fonoaudiológica precoces são fundamentais para o sucesso terapêutico, tendo em vista que a criança apresenta condições mais favoráveis para a aprendizagem de novas habilidades, entre elas, a fluência, durante os anos pré-escolares. Nesta fase da vida, a criança também tende a imitar os modelos de fala a que está exposta, portanto, o tratamento da gagueira infantil envolve, além da terapia fonoaudiológica, a participação dos familiares e professores.
FORMULAÇÃO DO PROBLEMA: Primeiro momento: Foco no bem-estar infantil, tanto físico, como psíquico - verificando seu desenvolvimento neuropsicomotor, sua interação com os demais, sua intenção comunicativa e sua comunicação corporal e gestual. Sendo necessário a orientação aos familiares e professores, através de terapia com a criança, encaminhamento a outros profissionais ou associação de algumas destas alternativas.

Em segundo momento :O foco é voltado para a comunicação de modo mais direto, averiguando as habilidades motoras orais, a articulação, a inteligibilidade da fala, a recepção auditiva, a atenção e a disponibilidade para efetuar mudanças. Havendo dificuldades nestas áreas, elas são trabalhadas em propostas lúdicas, que levam em consideração a maturidade da criança. O objetivo é favorecer que venha à tona a fluência espontânea.

O terceiro momento: O foco é voltado à dissolução de tensões específicas e à redução da ansiedade que possam estar perturbando a fluência da fala.

Apenas em um último momento, caso as rupturas de fluência persistam, o enfoque se dirige à abordagem direta das rupturas de fala, com introdução de manobras facilitadoras da fluência, pois,

Relacionados