125.8.96.5.
682 palavras
3 páginas
CenárioPlanalto espera maior PIB do governo Dilma em 2013
Fonte do governo afirma a jornal que as expectativas do mercado estão 'muito pessimistas' e abaixo do potencial real de crescimento do país
A expansão do PIB foi de 2,7% no primeiro ano do governo Dilma, e de apenas 0,9% no ano passado (Ueslei Marcelino/Reuters)
A equipe econômica da presidente Dilma Rousseff espera que o país tenha, em 2013, o maior crescimento econômico desde que a petista assumiu o poder, em 2011. É o que afirma uma graduada fonte do governo ao jornal O Estado de S. Paulo. Dados à disposição do governo mostram "chance real" de alta no Produto Interno Bruto (PIB) no terceiro trimestre, na contramão do que prevê a maior parte dos analistas do setor privado. "Não está dado que o resultado do PIB entre julho e setembro vai ser negativo", disse a fonte.
O governo avalia que o mercado está subestimando o crescimento do PIB do país, num movimento contrário ao que aconteceu no ano passado, quando os economistas fizeram projeções ao longo dos trimestres sempre acima do efetivamente registrado. Segundo a fonte, nesse quadro, os analistas têm divulgado previsões mais pessimistas que as elaboradas por eles mesmos.
Leia também:
Alta de 2% ao ano para o PIB brasileiro já indica aquecimento, diz Persio Arida
Maldição do 'pibinho' deve perdurar em 2013 e 2014
Economia brasileira cresce 1,5% no segundo trimestre
"Estamos mais próximos de repetir em 2013 o avanço de 2,7% do que algo próximo ao que o mercado imagina", disse a fonte em referência ao PIB registrado no primeiro ano da gestão da presidente Dilma Rousseff.
Depois de crescer 2,7% em 2011, a economia cresceu apenas 0,9% no ano passado. A fonte ressalta que a alta do PIB em 2013 seria de 2,5%, mesmo se no terceiro e quarto trimestres o resultado fosse zero. Segundo a fonte, o Brasil tem potencial de crescimento "muito superior" a 2%, que é o patamar indicado por muitos economistas como sendo o limite de avanço da economia sem causar