125.30521.18-4

411 palavras 2 páginas
Dia do Espírito Santo
Dia do Espírito Santo (ou Dia do Divino Espírito Santo) é um culto ao Espírito Santo, e é comemorado em 31 de maio. A data é celerada cinquenta dias após a Páscoa, e, segundo conta o Testamento, foi quando o comemorando o Espírito Santo desceu do céu sob a forma de línguas como de fogo.
A celebração é uma das mais tradicionais da religião Católica. O dia do Espírito Santo é geralmente marcado pela esperança da chegada de uma nova era para as pessoas, que tenha mais igualdade, prosperidade e abundância para todos.
A festa do Espírito Santo é celebrada em todo o Brasil, com alguns simbolismos presente em todas, como a pomba branca, a coroa, e a distribuição de esmolas.
Origem do Dia do Espírito Santo
O dia do Espírito Santo tem origem nas celebrações ocorridas em Portugal, desde o século XIV, quando a terceira pessoa da Santíssima Trindade era festejada com grandes banquetes coletivos, com o objetivo de distribuir comida e esmolas aos pobres.
Dia 31 de Maio, é comemorado o Dia do Espírito Santo, a celebração é uma das datas mais importantes da religião Católica. Segundo a Bíblia: Receber o Espírito Santo significa nascer de novo. O termo Espírito Santo é utilizado para se referir a presença de Deus. O Dia do Espírito Santo é celebrado no quinquagésimo após a Páscoa, e comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo. No Espírito Santo, Terceira Pessoa da Santíssima Trindade, está o Amor Maior entre o Pai (Deus) e o Filho (Jesus). Foi atravésdo Divino Espírito Santo que Deus se encarnou no ventre de Maria Santíssima, Virgem e Pura.
A comemoração da data teve origem em Portugal, no século XIV, quando os nobres e pessoas mais abastadas faziam grandes banquetes coletivos que eram oferecidos ao povo. O dia também ficou conhecido por ser uma data onde quem podia colaborar, contribuia com esmolas aos pobres e necessitados.
O símbolo da celebração do Dia do Espírito Santo é a pomba branca e a data é especialmente marcada

Relacionados