123709720353
834 palavras
4 páginas
ARTICULAÇÕES DO MEMBRO INFERIORAs articulações do membro inferior serão estudadas em dois grupos: as articulações do cíngulo do membro inferior e as articulações da parte livre do membro inferior.
ARTICULAÇÕES DO CÍNGULO DO MEMBRO INFERIOR
Sínfise púbica: é uma articulação cartilagínea do tipo sínfise que consiste em um disco interpúbico fibrocartilagíneo e ligamentos adjacentes unindo os corpos dos ossos do púbis no plano mediano. Os ligamentos que unem os ossos são espessos nas margens superior e inferior da sínfise, formando os ligamentos púbicos superior e inferior.
Para a visualização e conhecimento a membrana obturatória.
Articulação sacroilíaca: são articulações compostas, fortes, que sustentam peso, formadas por uma articulação sinovial anterior (entre as faces auriculares do sacro e do ílio, cobertas por cartilagem articular) e uma sindesmose posterior (entre as tuberosidades dos mesmos ossos). As articulações sacroilíacas diferem das outras articulações sinoviais porque a mobilidade é limitada, em consequência de seu papel na transmissão de peso da maior parte do corpo para os ossos do quadril. Ligamentos importantes: lig. sacroilíaco anterior, lig. sacroilíaco posterior, lig. sacrotuberal, lig. sacroespinal.
ARTICULAÇÕES DA PARTE LIVRE DO MEMBRO INFERIOR
Articulação do quadril (coxo femoral): é uma articulação sinovial do tipo esferóidea, multiaxial, forte e estável. A cabeça do fêmur, redonda, se articula com o acetábulo, caliciforme, do osso do quadril. Uma estrutura que deve ser observada é o lábio do acetábulo que se fixa ao limbo do acetábulo aumentando a área articular acetabular em quase 10%. Ligamentos importantes: lig. iliofemoral (superiormente), lig. isquiofemoral (posteriormente), lig. pubofemoral (iferiormente), lig. transverso do acetábulo e lig. da cabeça do fêmur.
Articulação do joelho: é basicamente uma articulação sinovial do tipo gínglimo,