12345678987654321
Numa simples troca de pneus consegue-se estudar os fenômenos da física, por exemplo, quando se tenta soltar os parafusos com uso da chave de rodas encontra-se um uso de força muito maior do que quando se usa de ajuda uma alavanca, essa tarefa é conhecida há muito tempo, mas como é calculado esse tipo de atividade que será mostrado.
UM MOMENTO, POR FAVOR!
Na física existe uma grandeza que está diretamente associada à capacidade de uma força girar um objeto. Essa grandeza chama-se Momento da força ou torque, se é desejado girar alguma coisa, é mais fácil apoiando na extremidade mais longe de onde o centro de giro está fixado do que próximo ao centro de giro onde a força exigida será maior.
Deve se considerar a direção da força, que para conseguir girar o corpo o ponto de aplicação não se pode passar sobre os eixos. Dessa maneira o Momento da força vai ser igual à zero.
http://www.dutramaquinas.com.br/blog/saiba-o-que-e-uma-chave-inglesa/
Para que o momento seja realizado com maior eficiência o ideal é que a linha da força forme 90° em relação ao eixo, mas, a força começa a girar a peça quando o ângulo for diferente de 0°.
No caso da figura abaixo fb terá que ser decomposta em duas outras componentes da força.
Agora o que se nota é que mesmo fa e fb tendo a mesma intensidade, a peça girará no sentido de fa, pois fb2 apenas puxa a barra, apenas fb1 pode produzir rotação na barra e fa>fb1.
http://www.dutramaquinas.com.br/blog/saiba-o-que-e-uma-chave-inglesa/
No caso de soltar ou apertar um parafuso a alavanca é o próprio cabo da chave onde, em f1 a força aplicada será menor do que em f2 como mostra a figura a baixo.
http://www.dutramaquinas.com.br/blog/saiba-o-que-e-uma-chave-inglesa/
Conforme a mão desliza da extremidade da chave que está engatada no parafuso para a ponta do cabo a força se multiplica, ou seja, se força aplicada é igual em ambos os pontos a distancia é o fator que multiplica a força. Então, se chamado o