12345678910
Chamamos de invertebrados peçonhentos todos os animais que possuem veneno. Alguns insetos são perigosos como àqueles que possuem veneno, porém são desprovidos de aparelho inoculador, como por exemplo, as borboletas e mariposas (Lepidopteras). Além desses temos aqueles que injetam seu veneno através do aparelho inoculador (ferrões ou aguilhões) como exemplo as abelhas, escorpiões, aranhas, lacraias, formigas e etc.
Esses animais têm capacidade de produzir substâncias químicas que serve de meio para matar as presas, digeri-las, podendo também atuar como uma arma letal, quando utilizada em outros organismos.
Quando o homem entra em contato com esses animais peçonhentos, ele pode sofrer algum tipo de acidente, sendo um risco muito grande para a sua saúde. Os acidentes com animais peçonhentos têm sido cada vez mais levados em relevância, isto é, decorrente ao numero de casos. Estes acidentes muitas vezes podem ser caracterizados como graves dependendo da intensidade, da toxina, do animal e do organismo da vítima. Conhecer os animais locais e os riscos que eles podem oferecer contribui na prevenção dos acidentes e nas medidas que devem ser tomadas.
Os mais comuns invertebrados peçonhentos que podem causar incidentes são: Aranhas
As espécies de aranhas perigosas para o homem pertencem a quatro gêneros: Phoneutria (Aranha armadeira) Loxoceles (Aranha marrom) Latrodectos (Viúva- negra) Lycosa (Aranha de grama)
Ação do veneno
Sua ação neurotoxina e cardiotoxica a ação neurotoxica ocorrem no SNC, mas precisamente nos canais de sódio, provocando despolarização nas terminações nervosas, (sinapses) sensitivas e motoras, fibras musculares e no sistema nervoso autônomo, induzindo a liberação de neurotransmissores. Escorpiões
Esses animais podem ser encontrados tanto nas áreas urbanas quanto nas áreas rurais.
No Brasil as espécies mais importantes em saúde pública pertencem a gênero Tityus destacando as espécies Tityus serrulatus (escorpião amarelo)