1234567891
A definição e categorias de partes interessadas se originou a partir do projeto intitulado "Os atores", que figura no âmbito da Agenda Estratégica da Petrobras. Realizado em 2008, o estudo consistiu em analisar a definição e classificação dos interessados que aparecem no Plano de Comunicação Integrada (CIP), como derivado da Petrobras Plano Estratégico e Plano de Negócios, por isso iria coincidir com a Petrobras "Visão para 2020. Além de trazer os conceitos e classificações das partes interessadas, a CIP contém metas estratégicas de comunicação provenientes de pesquisas realizadas entre as partes interessadas. Ele pode ser aplicado em diferentes países onde a empresa tem actividades, considerando o ambiente pré-definida e a natureza da operação.
O conceito de "Stakeholders Petrobras" foi estabelecido com base em uma extensa pesquisa e consultas sistematizadas feitas entre as 20 áreas e empresas sobre o Sistema Petrobras. Treze categorias de partes interessadas foram definidos: organizações da sociedade civil, comunidades, concorrentes, consumidores, clientes, público interno, investidores, parceiros, imprensa, autoridades públicas, revendedores, comunidade científica e acadêmica, e fornecedores. A Diretoria Executiva aprovou a definição e as categorias em 2009, e desde então têm sido adoptado oficialmente.
A classificação ajudou a avaliar as relações e orientar os esforços da empresa em relação às necessidades particulares de cada stakeholder. Com base nesse conteúdo, cada área Petrobras agora pode mapear suas categorias de partes interessadas, para conhecer seus principais segmentos, e orientar as atividades para