123456789
1. Introdução
2. Desenvolvimento Sustentável
3. Articulação dos Agentes
4. Informação sobre o PNQS
5. Conclusão
1. Introdução
O objetivo do PNQS é demonstrar as boas praticas das empresas do setor na promoção da inovação, na operação com segurança e qualidade, na adoção de práticas sustentáveis em relação ao meio ambiente e ética na sua governança corporativa. O Prêmio tem como patrocinadores o Banco do Brasil, Petrobras, Caixa Econômica Federal e Sete Brasil. 2. Desenvolvimento sustentável
O PNQS mostra o desenvolvimento da indústria brasileira da construção naval e offshore que ocorre de forma estruturada e com metas definidas a atingir.
A partir de 2003 o SINAVAL apresentou ao governo seu projeto de retomada e consolidação. As etapas foram cumpridas com êxito, os investimentos realizados tornaram a indústria da construção naval brasileira relevante no panorama internacional. Agora é o momento de avançar e direcionar o foco para a questão da sustentabilidade da indústria e vencer o desafio das encomendas já definidas para os próximos 10 anos, com perspectivas até 2030. Isso representará manutenção de empregos de qualificados, avanços no desenvolvimento de tecnologia e a formação de recursos humanos.
3. Articulação dos agentes
O PNQS busca universalizar no setor o estágio de desenvolvimento já atingido em vários estaleiros. Procura estimular a articulação com os demais agentes que atuam no setor da construção naval que são: a indústria fornecedora de materiais, equipamentos, sistemas e serviços; as instituições financeiras; os centros de pesquisa e desenvolvimento de tecnologia e órgãos governamentais municipais, estaduais e federais.
Para a rede de fornecedores, o SINAVAL está operacionalizando o programa de aumento do conteúdo local nos fornecimentos a navios e plataformas.
Com as instituições financeiras, o SINAVAL dá continuidade aos convênios firmados com o Banco do Brasil, BNDES e Caixa