12345
Panorama Geral
De modo geral, o que vemos hoje no mercado de Telecomunicações são as grandes empresas investindo em equipes próprias de Inteligência
Competitiva1 (ou de Mercado) e BI (Inteligência dos Negócios). E não há uma regra a ser seguida: o gerente de Inteligência Competitiva pode acumular a função de gerente de BI (Inteligência dos Negócios) e viceversa.
Nas PME´s (pequenas e médias empresas) da indústria de Telecom, é mais comum o gerente de MKT/ Vendas assumir a função e, na maioria das vezes, terceirizar este serviço para empresas de consultoria.
1. Técnicas e Ferramentas de Inteligência Competitiva para
Telecomunicações
1.1. Geomarketing
O Geomarketing é uma das ferramentas de Inteligência Competitiva muito utilizada na indústria de Telecomunicações, tendo alcançado importância significativa para a melhoria dos processos de inteligência dos negócios. O Geomarketing possibilita às empresas usuárias visualizar de forma georeferenciada a distribuição da rede em relação à densidade de clientes, leads, prospects etc, permitindo a realização de ações focadas de expansão da rede e de campanhas mercadológicas.
Muitas empresas estão descobrindo que a inteligência necessária para tornar seus negócios competitivos vai além de saber “quem” são seus clientes. Para planejar e tomar decisões com máxima assertividade, é fundamental saber como os seus clientes, leads e prospects estão distribuídos no espaço geográfico. Ou seja, é fundamental entender o
“onde”.
1
Inteligência Competitiva (ou Inteligência de Mercado) é uma prática empresarial com um programa coordenado e contínuo para a captura, seleção, análise, gerenciamento e disseminação da informação sobre o ambiente no qual a empresa compete para a criação de conhecimento e a tomada de decisão, seja ela estratégica, tática ou operacional. (fonte: www.revie.com.br).
1
Deve-se observar que essa