1234
FAESA
TECNICO EM ENFERMAGEM
CUIDADO DE ENFERMAGEM EM DOENÇAS CRÔNICAS
ALUNAS
MIRIAM, SILVIA, JANAYNA
PROF.ªCAROLINASERRA 2014
INTRODUÇÃO
Doença crônica é uma doença que persiste por períodos superiores a seis esses e não se resolve em um curto espaço de tempo.
Exemplos de doenças crônica são: diabetes, doença de Alzheimer, hipertensão, asma, AIDS, doenças autoimunes etc. Nas crianças, a asma é a doença crônica mais comum.
As doenças crônicas acompanham o indivíduo durante um tempo relativo da sua vida e, em muitos casos não há cura, apenas tratamentos periódicos, tornando-se assim um agravante no bem-estar e qualidade de vida do indivíduo.
DOENÇA CRÔNICA
Doença crônica é aquela de longa duração e, geralmente, de progressão lenta. Persiste por períodos superiores a seis e acompanham o indivíduo durante um tempo relativo da sua vida. Em muitos casos não há cura, apenas tratamentos periódicos, tornando-se assim um agravante no bem-estar e qualidade de vida do indivíduo.
Exemplos de doenças crônicas: diabetes, mal de Alzheimer, hipertensão, asma (mais comum em crianças), AIDS, doenças autoimunes etc.
Apesar de uma doença crônica não ser uma emergência, ela pode ser extremamente séria como nas doenças respiratórias, doenças cardiovasculares, entre outras. Em alguns casos, as doenças crônicas são assintomáticas (o portador não possui nenhum sintoma), mas quando se manifestam, as crises podem ser intensas, dolorosas e muito incômodas.
Em geral, as doenças crônicas não podem ser resolvidas apenas com um medicamento, exigem tratamentos maiores, como é o caso de doenças infecciosas como a AIDS, o mal de Alzheimer, etc.
Diabetes
O diabetes é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos, causando um aumento da glicose (açúcar) no sangue. O diabetes acontece porque o pâncreas não é capaz de produzir o hormônio insulina em