1234
Departamento de Biblioteconomia e Documentação
Disciplina: Representação Descritiva
Professora: Cristina Dotta Ortega (crortega@usp.br)
2o semestre de 2006 6a feira
CATALOGAÇÃO: CONSIDERAÇÕES GERAIS
1) DESCRIÇÃO BIBLOGRÁFICA DE DOCUMENTOS
A Biblioteconomia trabalha essencialmente com a organização e recuperação de informações, e a promoção de seu uso, no contexto de um determinado sistema de informações.
Para tanto, são realizados processos de seleção, representação descritiva e temática, armazenamento (guarda e preservação) e estratégias de busca de informações para possibilitar seu acesso a usuários.
A representação descritiva realizada em bibliotecas é usualmente denominada de catalogação (ou catalogação descritiva, em oposição à catalogação de assunto, a qual também é chamada de indexação).
Para realizar a catalogação, procede-se, inicialmente, à identificação do tipo de documento e, então, à leitura técnica do mesmo.
A catalogação é composta por: descrição bibliográfica indicação dos pontos de acesso
A descrição bibliográfica é uma das etapas da catalogação, mas algumas vezes, estes dois termos são tomados como sinônimos.
A descrição bibliográfica é tanto um produto quanto um processo (ou operação).
A descrição bibliográfica (processo) realiza a: descrição da parte física (ou material) do documento descrição dos elementos de identificação do documento, o que inclui: o documento como um todo e as partes/itens bibliográficos distintos que o compõem indicação das relações bibliográficas com elementos descritivos de outros documentos
Enquanto produto, a descrição bibliográfica pode ser definida como um conjunto organizado de informações acerca de determinado documento, destinado a fornecer uma descrição única deste documento, não ambígua, permitindo sua identificação em catálogos e bases de dados.
O uso de códigos normalizados na descrição bibliográfica é fundamental por regularizar e