12332476864467899098755443
2139 palavras
9 páginas
SUMÁRIO1 INTRODUÇÃO
O trabalho desenvolvido foi com base nas disciplinas; Ética Profissional, Família, Cultura e Sociedade, Política Social Il. que tem como tema: Construção da Política de Assistência Social a partir da Seguridade Social de 1988.
O objetivo deste trabalho é possibilitar o aluno a ampliação dos conhecimentos referente a política de seguridade social, com destaque para a Assistência Social.
O destino inicial da construção deste trabalho precisou efetivamente de apropriações de conceitos que conduzem a tantos saberes, mas viajar no processo histórico da profissão tem salutar pertinência em decifrar os “porquês”, de certas escolhas e interpretações equivocadas desta profissão, pois enfrentar os desafios do Projeto Ético Político da profissão ainda são poucos profissionais que o fazem com as competências e habilidades requeridas. Abordou-se o caminho percorrido pelos programas de transferência de renda, desde a instituição da Seguridade Social, a partir da Constituição de 1988, até o Programa Bolsa Família, que unificou vários programas de transferência de renda. Depois será analisado o processo de implantação do SUAS, e o papel do Assistente Social dentro da instituição e os principais avanços e barreiras para a consolidação desta política.
Outro aspecto abordado foi o processo de implantação de Centros de Referencia em Assistência Social – CRAS, um dos eixos estruturantes do Programa de Assistência Integral a família – PAIF, nos faz ter dimensão do quanto os caminhos para consolidar uma nova prática ou mesmo implantar serviços, trabalhos são demorados e necessitam de um planejamento social adequado, calçado na realidade vivenciada.
Outro ponto que a pesquisa se propõe é expressar e introduzir os objetivos, princípios e diretrizes da Política de Assistência Social junto a este