123
Instrumento de grande precisão de sensibilidade utilizado na centragem de peças na usinagem, verificações de excentricidade e empeno, alinhamento de máquinas, verificação de medidas por comparação, etc.
O relógio comparador é um dos instrumentos de maior utilização nos trabalhos de mecânica. Seu funcionamento se dá da seguinte maneira: um jogo de engrenagens no interior da caixa amplia e transmite ao ponteiro o movimento que é acusado pela haste de contato. A haste é guiada pelo canhão. A escala maior no mostrador (perímetro do círculo) está dividida em 100 partes (0 a 100). A cada volta completa do ponteiro ocorre uma volta de outro ponteiro denominado conta-voltas, que acusa, portanto, milímetros inteiros. As engrenagens estão conectadas à cremalheira da haste. A alavanca mantida pressionada pela mola impede que a folga entre os dentes da engrenagem mascare a medida.
Os relógios comparadores, para serem usados, necessitam ser montados em suportes adequados, tais como: suporte universal, desempenos com coluna e outros para fins especiais.
Por se tratar de um instrumento de alta precisão, são necessários cuidados especiais. Deve-se guardá-lo em estojo próprio e evitar que sofra quedas e choques mecânicos.
Elementos de um Relógio comparador.
Referências
A Técnica de Ajustagem, Editora Hemus - 2004 - Tecnologia Mecânica.
Súbito
Comparador de Diâmetros Internos
Foi desenvolvido para a medição por comparação em diâmetros internos em diferentes profundidades, para fazer a verificação da circunferência.
Consiste de um mecanismo que transmite o movimento da ponta de contato para o relógio comparador ,onde é feita a leitura.
Consiste de um mecanismo que transmite o movimento da ponta de contato para o relógio comparador ,onde é feita a leitura.
Faz a verificação de ovalização e cilindricidade ou conicidade.
Seleciona-se um batente equivalente ao diâmetro a ser comparado e faz-se a medição.