12 105 1 PB
Daniel de Alvarenga Berbare 1
Priscila Barthel Monteiro 2
Orientador: Nicola Caringi
Resumo: Este trabalho norteia-se pelos estudos de estética e comunicação, mais especificamente do fenômeno da reprodução técnica como passo inicial para uma indústria cultural, procurando estabelecer se existe uma diferença entre os produtos dessa indústria e as obras de arte. Deste modo, o objetivo geral desta pesquisa é investigar o destino da arte na era da reprodutibilidade técnica.. Os objetivos específicos são: analisar o conceito de aura, de autenticidade e contribuir para uma reflexão sobre a arte no mundo das massas e da indústria da cultura. A metodologia adotada na investigação foi a da pesquisa histórica de abordagem qualitativa.
Palavras Chave: Indústria cultural. Arte. Técnicas de reprodução.
Introdução:
O presente trabalho visa a analisar o conceito de reprodução técnica, cunhado por Walter Benjamin, com seu celebre texto “A obra de arte na era das técnicas de reprodução”,
e o texto conjunto de Adorno e Horkheimer “Indústria
cultural”.
Tal pesquisa busca surpreender, de forma mais aprofundada, o conceito de reprodução técnica e indústria cultural, pois é com este aparato conceitual que se pode estabelecer, de forma crítica, como se deu a cultura de massas, quais são suas características e quais foram suas influências na arte contemporânea.
Desta forma, o valor de tal estudo, não só para mim, mas todos aqueles visem a uma compreensão estética na época das grandes tecnologias, encontra sua relevância no desejo de aprofundar conhecimentos sobre esta área. Isso é fundamental para pensar o que aconteceu com a arte e a cultura sob o monopólio da grande indústria. Eis aqui, portanto, sua relevância acadêmica.
Sendo assim, o objetivo geral dessa pesquisa é investigar o destino das artes na era das reproduções técnicas, e os objetivos específicos são: analisar o conceito
1- Graduado em Filosofia Licenciatura