1151681258
758 palavras
4 páginas
portifolio de Análise de investimentosFABIANA MOREIRA DE PAULA.
6º Período – Ciências Contábeis.
Código do aluno: 1067628
O Efeito Tesoura – em uma alavancagem Financeira por uma empresa.
Efeito Tesoura, denominação dada à situação de tendência à insolvência de uma empresa, circunstância esta evidenciada pela análise dos grupos circulantes do balanço patrimonial, é estudada a relevância e a validade estatística deste modelo frente aos indicadores tradicionais de análise de balanços, a partir dos dados de empresas brasileiras de capital aberto para o período pós-Plano Real.
Efeito tesoura nada mais é que a ocorrência sistemática e crescente de saldos negativos de tesouraria. Suas possíveis causas são: crescimento das vendas taxas muito elevadas, endividamento inadequado, prejuízos, distribuição excessiva de dividendos, juros altos, entre outros.
Indica o descontrole no crescimento das fontes onerosas de recurso no curto prazo. Ocorrendo quando a empresa expande suas vendas sem que o capital de giro disponível cresça em proporção igual, ou até mesmo resultante de decisões empresariais incoerentes que levam a empresa a operar com volumes de negócios sem dispor de fontes de recursos que sejam suficientes para financiar o seu ciclo financeiro.
Tudo será feito para que se cumpra a Necessidade de Capital de Giro,a fim de evitar o “efeito tesoura”, as empresas devem planejar sua evolução do Saldo de Tesouraria, se tornando autossuficiente para financiar pelo menos suas necessidades de capital de giro, ou seja, o Saldo de Tesouraria deve acompanhar a Necessidade de Capital de Giro para que a empresa não permaneça no estado de insolvência.
O empresário, em geral, é bastante intuitivo com relação aos riscos envolvendo seu negócio. Em todas as suas decisões há sempre, em algum grau, considerações sobre as probabilidades de acerto ou de erro de seus resultados. Logicamente, os resultados esperados são traduzidos pelo lucro das operações em cada