11268952364

1161 palavras 5 páginas
Será que o homem acredita ainda em Mito em pleno século XXI!

por Geremias Gimenes da Silva

Quem nunca se deparou com artigos de revistas, jornais, internet ou reportagens de televisão e rádio que tratam de temas ambientais acusando a raça humana de destruidora do Planeta, bem como responsável por todos os tipos de catástrofes que aconteceram e acontecem na Natureza?!
Esse é um assunto frequente na boca de muita gente. Essa gente publica inúmeros artigos em prol da exacerbada “defesa do Planeta”, ultimamente se ocupa quase que exclusivamente disto.
É inegável o fato de que muitas pessoas não têm zelado do meio em que vivem. Há muito lixo nas ruas, nos rios... É verdade que o desmatamento atinge diretamente os rios, uma vez que o solo desprotegido sofre a erosão indo a terra para os rios e nascentes, causando assim muito prejuízo aos rios, alguns até secam. Poder-se-ia enumerar vários outros exemplos sobre o descaso e a irresponsabilidade de muitas pessoas com os bens naturais. Também é verdadeira a afirmativa de que muitos só veem os bens naturais como uma forma lucrativa, de mercado.
Por outro lado, existem algumas perguntas e dúvidas, a saber: “será que o homem é o responsável por todas as catástrofes naturais que acontecem?” “Existem mesmo o Aquecimento Global e o Efeito Estufa?” E por aí vai.
Conforme ficou dito acima, várias pessoas dão repostas a tais questões. Chegam até a dizer que se os seres humanos se unirem e tomarem algumas providências, “o Planeta ainda tem jeito”; bastando apenas o homem se conscientizar, fazendo o reflorestamento e não poluindo mais para salvar a Terra. Olha o sentimento de onipotência que se esconde por trás dessa ideologia: o homem tem o poder de estragar e, ao mesmo tempo, consertar o Planeta!
Estes pseudoambientalistas dizem que há um consenso entre a comunidade científica que o (tal) aquecimento global é resultado da interferência direta do homem sobre o meio ambiente. Mas, que comunidade científica é esta a que

Relacionados