1116 3080 1 PB
2000, 2(1): 3-31
A
PRIMEIRA
EXPERIÊNCIA
CLÍNICA
DO
ALUNO:
ANSIEDADES E FANTASIAS PRESENTES NO ATENDIMENTO E
NA SUPERVISÃO.
Ana Maria de Barros Aguirre
Instituto de Psicologia - USP
RESUMO: Neste artigo apresentamos observações e reflexões derivadas da experiência de mais de dez anos supervisionando alunos de graduação na sua primeira experiência clínica, a qual consiste na realização de um processo psicodiagnóstico. Mostramos através de exemplos clínicos que, numa linha de trabalho com abordagem psicanalítica, as ansiedades e fantasias do aluno em relação ao atendimento e à supervisão desempenham um papel fundamental no aprendizado clínico.
Palavras-chaves: Supervisão; Ensino/Aprendizado Clínico; Formação do Psicólogo;
Processo Psicodiagnóstico; Estágio.
THE STUDENT'S FIRST CLINICAL EXPERIENCE: ANXIETY AND
PHANTASIES PRESENT IN THE WORK WITH THE CLIENT AND IN
THE SUPERVISION.
ABSTRACT: In this paper we present facts and reflections based on the experience of over ten years in the supervision of the first psychological assessment performed by undergraduate students. Through clinical illustrations we state that the student's anxiety and phantasies - regarding both the work with the client and the supervision - play an important role in the clinical learning in a psychoanalytical approach.
Keywords: Supervision; Psychological Assessment; Clinical Learning/Teaching;
Professional Psychology; Trainee.
O contato clínico é um contato especial. A primeira experiência clínica é uma condição ainda mais especial. Neste texto falamos sobre como os estagiários costumam vivenciar esta importante primeira vez. Destacamos o papel primordial das ansiedades e fantasias que surgem no aluno em relação às situações de atendimento e de supervisão.
Para a maioria dos alunos, a expectativa de ver-se pela primeira vez frente a frente com o cliente na situação clínica envolve grande curiosidade e
3
Ana Maria de Barros Aguirre
muita emoção. Mesmo para