111084910213
905 palavras
4 páginas
FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE CONSELHEIRO LAFAIETEBACHARELADO EM ENGENHARIA DE MINAS
TRABALHO INTRODUÇÃO A CIÊNCIA DOS MATERIAIS
CONSELHEIRO LAFAIETE
2014
TRABALHO INTRODUÇÃO A CIÊNCIA DOS MATERIAIS
Trabalho apresentada à Faculdade Presidente Antônio Carlos - UNIPAC/ Conselheiro Lafaiete, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Engenharia de Minas.
Orientador: Prof..
CONSELHEIRO LAFAIETE
2014
1 ESTRUTURAS CRISTALINAS
Um material cristalino independente do tipo de ligação encontrado no mesmo caracteriza-se por apresentar um agrupamento ordenado de seus átomos, íons ou moléculas, que se repete nas três dimensões. Em um cristal ideal, o arranjo destes pontos em torno de um ponto particular deve ser igual ao arranjo em torno de qualquer outro ponto da rede cristalina
A tabela abaixo mostra todos os sistemas cristalinos seus eixos e ângulos axiais.
Baseado nos sete sistemas cristalinos August Bravais derivou quatorze celular unitárias, conhecidas como rede de Bravais, que permitem descrever quaisquer estruturas cristalinas existentes.
2 PRINCIPAIS ESTRUTURAS CRISTALINAS
São três as principais estruturas cristalinas, pois as maiorias dos metais cristalizam-se seguindo estes arranjos quais sejam: cúbica de corpo centrado (C.C.C), cúbica de face centrada (C.F.C) e hexagonal compacta(E.C). Sendo que a hexagonal compacta é uma modificação da estrutura hexagonal simples.
2.1 SISTEMA CÚBICO
Estrutura cristalina cúbica é uma das que ocorre com mais freqüência nas substâncias cristalinas e é considerada de maior importância. Dependendo da posição que os átomos ocupam, essa pode ser classificada em cúbica simples, corpo centrado e face centrada.
2.11 Cúbico Simples
Neste arranjo atômico, existe um átomo em cada vértice do cubo.
2.12 Cúbico Corpo Centrado
Neste arranjo além dos átomos existentes em cada vértice existe um outro no centro do cubo.
2.13