11 Estrategias Para Melhorar
Rev Bras Hipertens vol.13(1): 47-50, 2006.
47
Estratégias para melhorar a adesão ao tratamento anti-hipertensivo Strategies for improvement of compliance to high blood pressure treatment
Dante Marcelo Artigas Giorgi1
RESUMO
PALAVRAS-CHAVE
O estudo dos fatores implicados na adesão ao tratamento da hipertensão arterial tem mostrado a influência de variáveis estruturais, de fatores relacionados ao caráter crônico e assintomático da doença, da relação médico–paciente, da complexidade dos esquemas de tratamento, dos efeitos colaterais dos medicamentos entre outros. Atualmente, a abordagem multiprofissional do atendimento do hipertenso tem sido encorajada e a atuação dos diferentes elementos tem caráter complementar, aumentando a possibilidade de sucesso do tratamento anti-hipertensivo, tanto o farmacológico quanto o não-farmacológico. Para cada paciente ou grupo de pacientes existem estratégias que, quando aplicadas, aumentam consideravelmente a adesão ao tratamento e a sua eficiência. É imprescindível que cada médico tente identificar, na sua população-alvo, quais são as variáveis envolvidas e associadas ao abandono do tratamento ou ao não cumprimento das orientações terapêuticas, levando em consideração a estrutura disponível para o atendimento daquela população. A estratégia deve ser iniciada no primeiro contato com o paciente e repetida com grande freqüência para manter o seu efeito.
Com treinamento e motivação da equipe, a atuação de diversos profissionais de saúde é insubstituível no tratamento da hipertensão arterial.
Hipertensão arterial tratamento, adesão.
ABSTRACT
The study of the factors involved with the adherence to high blood pressure treatment has been shown the influence from structural variables, factors related to the chronic and asymptomatic course of the disease, physician-patient relationship, complex treatment schemes, collateral effects of drugs among many other factors.
Today, the multiprofessional approach has been