11 atitudes que podem acabar com sua motivaçao
Muito se fala sobre motivação no trabalho, mas poucos são os gestores que realmente entendem e adotam essa prática no dia a dia de uma organização. Enquanto alguns erram por falta de habilidade, outros tropeçam pela pouca ou má experiência em gestão. “São profissionais que não se desenvolveram por falta de experiência no mercado ou por terem tido um péssimo líder ou modelo de gestão”, explica o diretor Executivo da Thomas Case & Associados/Case Consultores, Marshal Raffa.
A falta de um bom modelo pode ser tão prejudicial que, não raro, pode comprometer toda uma operação. “Liderança não é um item que se compra no mercado: ou se nasce com ela ou não. Um mal líder gerencia mal e, com isso, desmotiva sua equipe impactando diretamente nos resultados de uma organização”, diz o diretor e consultor da Daryus Consultoria e Treinamentos, Marcos Assi.
Segundo ele, não basta só ter boa vontade, é preciso ter perfil de gestor. “Algumas empresas até investem em treinamentos de gestão, mas não adianta. Quem nasce com o perfil de liderança se aprimora, já quem não nasce pode passar sete anos em treinamento que jamais será um bom gestor”, diz.
Como deve ser para se tornar um bom líder, o profissional precisa saber ouvir sua equipe, discutir ideias em conjunto, ser humilde em certos pontos e admitir que não sabe tudo e, principalmente, estar presente para e por sua equipe.
“Quem trabalha com um líder ausente questiona o trabalho do gestor e, não raro, se pergunta se seu líder finge não enxergar os problemas do setor ou se realmente não está vendo nada, o que pode ser pior ainda”, comenta Raffa, que atribui ao gestor uma outra habilidade: a de perceber o clima organizacional entre os seus subordinados.
Detone a Equipe
Assim, se você ficou interessado em saber se realmente está sendo um bom líder e se está motivando adequadamente sua equipe, confira à seguir, as dicas do que não fazer no trabalho que o