10º Aula - Tolerancia Dimensional
METROLOGIA INDUSTRIAL
Curso: Engenharia de Produção Mecânica
Semestre: 2011.2
Unidade Baiana de Ensino, Pesquisa e Extensão
Tolerância Dimensional
As tolerâncias vêm indicadas, nos desenhos técnicos, por valores e símbolos apropriados. Por isso, você deve identificar essa simbologia e também ser capaz de interpretar os gráficos e as tabelas correspondentes.
As peças, em geral, não funcionam isoladamente. Elas trabalham associadas a outras peças, formando conjuntos mecânicos que desempenham funções determinadas.
Veja um exemplo abaixo:
Unidade Baiana de Ensino, Pesquisa e Extensão
Tolerância Dimensional
O que é tolerância dimensional?
As cotas indicadas no desenho técnico são chamadas de dimensões nominais. É impossível executar as peças com os valores exatos dessas dimensões porque vários fatores interferem no processo de produção, tais como imperfeições dos instrumentos de medição e das máquinas, deformações do material e falhas do operador. Então, procura-se determinar desvios, dentro dos quais a peça possa funcionar corretamente. Esses desvios são chamados de afastamentos. Unidade Baiana de Ensino, Pesquisa e Extensão
Tolerância Dimensional
Afastamentos
Os afastamentos são desvios aceitáveis das dimensões nominais, para mais ou menos, que permitem a execução da peça sem prejuízo para seu funcionamento e intercambiabilidade.
Eles podem ser indicados no desenho técnico como mostra a ilustração a seguir:
Unidade Baiana de Ensino, Pesquisa e Extensão
Tolerância Dimensional
Dimensão nominal do diâmetro do pino é 20 mm. Os afastamentos são: + 0,28 mm
(afastamento superior) e + 0,18 mm (afastamento inferior). O sinal + (Positivo) indica que os afastamentos são positivos. Juntos indicam os limites máximo e mínimo da dimensão real da peça.
A dimensão máxima = 20 + 0,28 mm = 20,28 mm.
A dimensão mínima = 20 + 0,18 mm = 20,18 mm.
A dimensão encontrada, depois de