10a
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
A utilização de normas técnicas na elaboração de trabalhos acadêmicos é fundamental para facilitar a comunicação e o intercâmbio da informação.
O órgão responsável pela emissão de todas as normas técnicas brasileiras é a ABNT(Associação Brasileira de Normas Técnicas). A norma brasileira que padroniza as referências bibliográficas é a NBR-6023(revisada em agosto/2000).
O QUE É UMA REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA?
É o conjunto de elementos que permite a identificação, no todo ou em parte, de documentos impressos ou registrados em diversos tipos de material.
QUANDO SE UTILIZA UMA REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA?
Após a elaboração de qualquer trabalho de pesquisa, devem-se indicar todas as fontes efetivamente utilizadas. Relacionam-se as referências bibliográficas em lista própria, numerada seqüencialmente, em ordem alfabética de sobrenome de autor e título. Essa lista vai no final do trabalho, com o nome de bibliografia. Quando o autor entender necessário, são relacionadas duas listas de referências bibliográficas: bibliografia consultada e bibliografia recomendada.
COMO SE CONSTRÓI UMA REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA?
Inicia-se a entrada pelo último sobrenome do autor, a ser transcrito em maiúsculas, seguido dos prenomes em minúsculas (exceto sobrenomes compostos. Ex: ocorre muito em sobrenomes espanhóis e italianos: ASTI VERA, Armando e também brasileiros como: CASTELO BRANCO, Camilo).
Quando não houver autoria (pessoal ou entidade), inicia-se pelo título.
Para autores com sobrenomes portadores de partículas: de, do , das, Del, de lãs, Von, van, della, etc. – as partículas são colocadas depois do nome.
Ex.: STEENBERGHEN, Fernand van
Se a partícula fizer parte do sobrenome:
Ex.: VAN ZUBEN, Newton Aquiles
No caso de vários autores:
- se a obra é escrita por dois autores, são assinalados os dois, na ordem que aparecem na publicação, sendo ligados pelo sinal &
Ex.: SILVEIRA, Paulo & ALMEIDA, Ernesto de
- se a obra é de autoria de