109.888.806-52

728 palavras 3 páginas
RESENHA INCLUSÃO SOCIAL
Antigamente (considerada portadora de deficiência) era um "problema" que poucas pessoas tinham preocupação, pois existiam escolas próprias para elas, que cuidavam delas. Mas eles são iguais a nós, apenas tem um tipo de deficiência maior que a nossa, logo devem estar junto da gente e não isolados em lugares onde só estão pessoas com as mesmas deficiências. Por isso, quando se fala em inclusão, se fala em colocar essas pessoas em contato com pessoas que não possuam esse alto grau de deficiência e que farão diferença em suas vidas, pois em contato com pessoas não portadoras de deficiências, eles se sentem mais protegidos. A única coisa que está errada nesse ponto, é que não há formação suficiente para os professores e eles acabam não sabendo o que fazer quando entra em sua sala de aula com um aluno portador de deficiência. não se usa falar portadores de deficiência pois eles tem a deficiência e ela nunca vai deixar de estar com a pessoa. Ou seja, se uma pessoa é portadora de deficiência, é porque ela não tinha a deficiência e depois de um certo tempo passou a adquiri-la, ou ela já teve e se curou. Por isso se usa pessoa com deficiência e não portadora de deficiência.
Inclusão social é um conjunto de meios e ações que combatem a exclusão aos benefícios da vida em sociedade, provocada pela diferença de classe social, origem geográfica, educação, idade, existência de deficiência ou preconceitos raciais.
É a forma de trazer para a sociedade pessoas que foram excluídas dela e estavam privadas de seus direitos, como os portadores de deficiências físicas.
Inclusão Social é oferecer aos mais necessitados oportunidades de acesso a bens e serviços em que vivemos. é trazer os portadores de deficiências físicas e mentais para um ambiente "normal" , integrar eles na sociedade, sem ficarem exclusos. Educação é um dever do Estado e um direito de todo cidadão. Como qualquer cidadão, a pessoa com deficiência tem direito ‘a educação pública e gratuita

Relacionados