108004910507

1284 palavras 6 páginas
Itapetinga-Ba
2013

SUMARIO

1 INTRODUÇÃO ............................................................................................ 3

2 DESENVOLVIMENTO ............................................................................ 4

3 CONCLUSAO ........................................................................................ 8

4 REFERENCIAS .................................................................................... 9

I N T R O D U Ç Ã O

O trabalho tem como objetivo refletir criticamente sobre as refrações da questão social no passado e como isso se mostra na atualidade.
A questão social e apreendida como conjunto das expressões das desigualdades da sociedade capitalista madura, que tem uma raiz comum; a produção social e cada vez mais coletiva, o trabalho torna cada vez mais amplamente social, enquanto apropriação de seus frutos se torna privada.

O serviço social surge da emergência da questão social do conjunto das expressões da desigualdade social, econômica como também cultural, ou seja, problemas da sociedade capitalista madura, do antagonismo entre o capital e o trabalho.
O surgimento do Serviço é uma intensificação do processo de industrialização e um avanço significativo rumo ao desenvolvimento econômico, social, político e cultural. A relação trabalho x capital tornou as relações sociais nesse período, mais intensas e conflitantes: a exploração do trabalho pelo capital, com todas as suas conseqüências para a vida do trabalhador.

O Serviço Social profissional teve suas origens no contexto do desenvolvimento capitalista e do agravamento da questão social. Nesse período foram promulgadas várias

Relacionados