107645010307

6884 palavras 28 páginas
O Concerto para Clarineta, Op.57 de Carl Nielsen: contexto, análises e interpretações

Carl Nielsen's Clarinet Concerto, Op.57

RESUMO

Composto em 1928, o Concerto para Clarineta, Op.57, de Carl Nielsen (1865-1931) tornou-se uma obra fundamental na literatura da clarineta no século XX. A presente pesquisa procura discutir algumas de suas questões de performance através de uma contextualização da época em que foi escrito, com ênfase nos aspectos relevantes sobre o compositor e a produção da obra. São observadas as divergências entre a edição da Samfundet e os originais manuscritos. Por meio de uma análise da obra, busca-se discutir sua recepção inicial e seu papel na literatura da clarineta.

Palavras-chave: Carl Nielsen; concerto para clarineta; análise e interpretação musical.

ABSTRACT

Composed in 1928, Carl Nielsen's Clarinet Concerto, Op.57 became a fundamental work in the twentieth century clarinet literature. This study discusses some of the work's performance aspects by means of examining its context related to its composer and compositional procedures. The discrepancies between the Sanfundet edition and the composer's manuscripts are observed. Analysis aspects of the work support the discussion about its initial reception and its role in the clarinet literature.

Keywords: Carl Nielsen; clarinet concerto; music analysis and interpretation.

1 - Introdução

Composto em 1928, o Concerto para Clarineta, Op.57, de Carl Nielsen (1865-1931) foi dedicado ao clarinetista dinamarquês Aage Oxenvad como parte da promessa de composição de um concerto para cada membro do quinteto de sopros do qual Oxenvad fazia parte. Gradativamente, o Concerto tornou-se uma obra importante na literatura da clarineta no século XX, sendo executado em concursos e concertos, além de amplamente gravado por instrumentistas do mundo todo.

Com frequência, a linguagem do compositor associada à textura densa e à complexidade estrutural dessa obra suscitam questões

Relacionados