10751328070

1009 palavras 5 páginas
Evolução das comunicações A comunicação é um marco histórico que revolucionou o mundo, desde os primatas, até aos dias atuais. A tecnologia avançou a passos largos, e a comunicação teve o seu contributo na medida em que o tempo passava, e ela estava sempre presente. A comunicação foi e continua a ser o elo mais importante da evolução humana, fez o grande diferencial entre o ontem e o hoje.
A evolução da comunicação humana
Começo por explicar a história da existência humana através das etapas do desenvolvimento da comunicação, sendo assim essa evolução pode ser dividida
• Era dos Símbolos e Sinais
– começaram cerca de 90 mil anos atrás. Os hominídeos não falavam. Nesta era utilizavam gestos, sons e alguns outros sinais padronizados, os quais eram passados às novas gerações para que se pudesse viver socialmente.
Devido às dificuldades de codificação, descodificação e memorização, conclui-se que não era possível, nesta era, a formação de uma cultura relativamente complexa. O ritmo da troca de informações era lento e impreciso gerando um lapso de tempo, em milhões de anos, de uma evolução cultural tão vagarosa.
• Era dafala
– inicia-se cerca de 35 e 40 mil anos atrás, e acredita-se que com o aparecimento do “Cro-Magnon” que é marcado pela cultura oral. A fala possibilitou o homem dar um salto no desenvolvimento humano, pois através da fala foi possível transmitir mensagens complexas, como também contestar aquilo que foi exposto. Há muitos, muitos anos, os homens comunicavam através de gestos e gritos. Contavam as suas histórias fazendo desenhos nas paredes das cavernas (pinturas rupestres).
• Era da Escrita
– a escrita consolidou-se num período de tempo relativamente curto; começou a ter sentido quando se criou significados padronizados para as representações pictóricas, sendo este o primeiro passo para a criação da escrita. Cada sociedade criou uma forma particular de escrita, mas foram os sumérios que transformaram os sons em símbolos, ou seja, os

Relacionados