10700358
352 palavras
2 páginas
No dia 06 de abril começou o profuncionário, onde aprendemos sobre o que é o Profuncionário, sobre a duração do curso que são 20 meses. Tivemos uma dinâmica de apresentação na qual achei muito importante, pois cada colega do curso pôde saber um pouco um do outro, para assim podermos respeitar o espaço de cada um. Vimos uma apresentação de slide sobre o Profuncionário suas propostas, formação técnica geral e específica, pedagógica, e o PPS. Fizemos ainda uma atividade de reflexão em grupo onde cada grupo pode responder oralmente e comentar para os colegas e tutora, na qual tive receio de comentar, pois não gosto de falar ao público.
Assistimos a um vídeo com o tema “A LINHA DO TEMPO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO BRASIL.” O vídeo mostrava sobre o período colonial, a chegada dos padres jesuítas marcando o início da história da EDUCAÇÃO, aulas régias. Já no Período Imperial vimos sobre a FAMILIA REAL PORTUGUESA, que veio para a colônia, D.JOÃO VI criou escolas onde só quem frequentava eram filhos da elite enquanto filhos de brancos pobres, índios e africanos não podiam e permaneciam distante da escola. Hoje também o regime militar que espelhou na educação o caráter antidemocrático de sua proposta ideológica de governo. Ao final desse dia de curso tivemos outra atividade dividido em 11 grupos e cada um ficou com um tema, o meu grupo foi o 8 e o temo foi “O GOLPE MILITAR E A EDUCAÇÃO PÚBLICA”. Naquela época dos militares a educação era tratada como instrumento de controle moral , era um período muito cruel da ditadura militar, qualquer expressão contraria ao interesse do governo era abafadas muitas vezes sofriam violência física.
Ao término dessa apostila pude perceber a importância deste curso, pois muitas coisa que li nesta apostila não era do meu conhecimento, fico feliz pela educação ter evoluído a cada dia, e em saber que o estudante tem seus direitos.