105593 MATERIAIS 8
MPFM
Materiais e Processos de Fabricação Mecânica
Unidade 3: Diagrama de Fases
1. Introdução
Definições e Conceitos
2. Limite de Solubilidade
3. Fases
4. Microestrutura
5. Equilíbrio de Fases
6. Diagramas de Fases
6.1. Sistemas Isomorfos Binários
Interpretação dos Diagramas
Fases Presentes, Composição das Fases, Quantidade das Fases
1. Introdução
O entendimento de diagramas de fases para sistemas de ligas é extremamente importante porque existe uma forte correlação entre microestrutura e propriedades mecânicas e o desenvolvimento de microestrutura de uma liga está relacionado às características de seu diagrama de fases. Em adição, diagramas de fases fornecem valiosa informação sobre fusão, solidificação, cristalização e outros fenômenos. Definições e Conceitos
Componentes são metais puros e/ou compostos dos quais uma liga é constituída. Soluto e solvente foram definidos numa aula anterior.
Sistema pode referir-se a um específico corpo de material sob consideração (por exemplo, uma panela de aço líquido). Ou, ele pode relacionar à série de possíveis ligas do mesmo componente, mas sem consideração à composição da liga (por exemplo, sistema ferrocarbono).
O conceito de uma solução sólida foi introduzido numa aula anterior.
Como revisão, uma solução sólida consiste de átomos de pelo menos
2 diferentes tipos; os átomos de soluto ocupam posições quer substitucionais quer intersticiais na rede do solvente, e a estrutura cristalina do solvente é mantida.
2. Limite de Solubilidade
Para muitos sistemas de ligas e alguma temperatura específica, existe uma máxima concentração de átomos soluto que podem se dissolver no solvente para formar uma solução sólida; isto é denominado um limite de solubilidade. A adição de soluto em excesso a este limite de solubilidade resulta na formação de uma outra solução sólida ou um composto que tenha composição distintamente diferente. 2. Limite de Solubilidade