10556614
668 palavras
3 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANOGRADUAÇÃO EaD
Amphibia.
Licenciatura em Ciências Biológicas.
Pólo de São Miguel do Guaporé-RO
Costa Marques-RO
Setembro/2014
Amphibia.
Respostas.
1ª- Anfíbios (do grego Amphi, de ambos os lados, e bíos, vida) são vertebrados tetrápodes, ou seja, de quatro pernas, com uma fase da vida na água, pois dependem dela para a reprodução. Podem ser classificados em três grupos: Os Anuros: (do grego na, ausência, e oura, cauda) estão representados pelos sapos, pelas rãs e pelas minúsculas pererecas.
Os urodelos: (do grego oura, cauda, e delos, visível) são anfíbios de corpo alongado. Com quatro pernas de tamanho aproximadamente igual e com cauda, são representados pelas salamandras e pelo tritão.
Os ápodes: (do grego a, ausência, e podós, pés) são anfíbios que possuem um corpo vermiforme, dividido em anéis e sem membros, estão representados pelas cobras-cegas ou Cecília.
2ª- Os anfíbios possuem reprodução sexuada e tem sexos separados. Numa lagoa o sapo macho coaxa para atrair a fêmea. O macho abraça a fêmea e elimina espermatozóides na água, enquanto a fêmea elimina os óvulos. A fecundação é externa, e as fêmeas são chamadas de ovulíparas. Os ovos formados são recobertos por uma fita gelatinosa, que se prendem as plantas aquáticas. Passando alguns dias, os ovos eclodem e nascem os girinos, que passam a se alimentar ativamente. Os girinos sofrem então, um processo denominado metamorfose, que consiste numa serie de modificações que visam preparar o animal para a vida terrestre. A cauda é reabsorvida pelo organismo, surgindo então as pernas e as brânquias desaparecem, sendo sua função substituída por pulmões. As Anuras mostram diversidade ainda maior que a dos Urodelos em seus modos de reprodução. Está claro que hábitos reprodutivos similares evoluíram independentemente em diferentes grupos. Ovos grandes produzem