103986660337
2105 palavras
9 páginas
RessonanciaHistoria
Q as partículas se locomovem entorno do seu próprio eixo e esse movimento é chamado de spim.
Ressonancia nuclear magnética descoberta em 1946 por Felix Bloch e Edward Purcell, inicialmente para fins industriais,.
Somente em 1977, introduziu a ressonancia magnética como método de diagnostico por imagem aplicado à medicina.
Definicao
Obtenção de imagem, uso de campos magnéticos e ondas de radio frequência (RF) para obter uma imagem matemátiaente reconstruída. Representa diferentecas entre vários tecidos do paciente no numero
Todasas partículas subatômicas com carga criam um campo magnético ao redor delas. A ressonância usa os prótons do átomo de hidrogênio.
Os vetores de rotação são aleatório , o movimento de rotação é chamado de spim. Funcionando como ima, o ima vai por todos os prótons do corpo alinhados (o movimento de rotação deixa de ser aleatório), fazendo movimentos de oscilação chamados de precessão.
Quando o ima é ativado faz os prótons entrarem em precessão. Emite uma onda de radio frequência fazendo com q os prótons facão um ângulo cada vez maior(almentando o movimento da precessão), emitindo sinal de ressonância magnética. Para de enviar essa energia e os prótons voltam ao seu ponto inicial... cada tipo de tecido volta num tempo diferente, distinguindo assim as estruturas do corpo.
Comparacao
RX envolve a interação dos RX com os elétrons, enquanto a IRM envolve a interação de ondas de RF e campos magnéticos estáticos apenas com os núcleos dos átomos. Atoos de hidrogênio.
TC e RX medem a atenuação do feixe de RX, a RM estimula o corpor a emitir um sinal e esse sinal é recebido pela bobina.
Produz melhor resolução de contraste entre tecidos moles e por não utilizar radiação ionizante, a RM é considerada mais segura do que a TC e a radiologia convencional em termo de dano tissular biológico.
Principios físicos gerais
Determinados núcleos no corpo recebem e reemitem ondas de RF quando