10283746

392 palavras 2 páginas
EDITORIAL



Estilo de vida
O estilo de vida moderno tem trazido conseqüências à saúde física e mental dos seres humanos. Cada vez mais o homem torna-se sedentário e solitário, passando a maior parte do tempo livre com máquinas
(computadores, video games, televisão, DVDs etc.), o que cria uma situação ambígua na era da comunicação e da globalização: as relações e as comunicações pessoais tornam-se cada vez mais difíceis, principalmente dentro das famílias. Pais e filhos não conseguem dialogar e, com isso, o papel importantíssimo da família no desenvolvimento das crianças e dos adolescentes vem perdendo sua atuação.
A adolescência é uma etapa do desenvolvimento humano que sofre influências de fatores intrínsecos
(que são fisiológicos) e extrínsecos (que por serem variáveis, mutáveis e inovadores só são estudados e detectados depois que suas conseqüências já estão instaladas ou mediante o aumento de situações de alta morbidade). Os fatores extrínsecos estão diretamente relacionados com o estilo de vida.
Um dos exemplos que chama atenção é o crescente aumento da obesidade na infância e na adolescência verificado nos últimos anos. Pela primeira vez na história epidemiologistas estão predizendo que a expectativa de vida pode diminuir nos próximos 50 anos devido à epidemia de obesidade. Existem vários fatores importantes na gênese da obesidade: genéticos, fisiológicos e metabólicos. No entanto os fatores que poderiam explicar esse aumento da obesidade estão relacionados com as mudanças no estilo de vida e nos hábitos alimentares. Acreditamos que um maior conhecimento dessas mudanças possa auxiliar na detecção precoce de fatores de risco e com isso desenvolver ações para evitar esse sombrio prognóstico.
A adolescência, por ser um período no qual o indivíduo inicia a construção de sua personalidade, questionando e destruindo conceitos para construir os seus próprios, assimilando tudo o que lhe interessa, torna-se a faixa ideal para a implementação de

Relacionados