101786440612
PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
DEPARTAMENTO DE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
CURSO DE PEDAGOGIA – PARFOR
MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.
KAREN TISSIANI KLEE
GEOGRAFIA DO PARANÁ
FLOR DA SERRA DO SUL-PR
2014
GEOGRAFIA DO PARANÁ
Karen Tissiani Klee
REGIÃO LITORÂNEA.
Planície litorânea – é a região do litoral, entre o oceano atlântico e a serra do mar. São destaques dessa região as cidades de Paranaguá (onde fica o porto), Antonina, Morretes, Guaratuba e Matinhos.
A região litorânea foi dividida em três partes:
• Sul -> entre a divisa com o estado de Santa Catarina e a baía de Guaratuba;
• Centro -> localizada entre a baía de Guaratuba e a baía de Paranaguá;
• Norte -> entre a baía de Paranaguá com o estado de São Paulo.
O litoral paranaense é muito acidentado, apresentando inúmeras baías, donde se destacam a baía de Guaratuba, a baía de Paranaguá, a baía de Antonina e a baía das Laranjeiras. Acima de 300 metros de altitude começam os terrenos pertencentes à Serra do Mar, que se estendem até o inicio da descida da escarpa em direção a Curitiba, determinando o que foi designado Primeiro Planalto Paranaense. ( foto em anexo) REGIÃO SERRANA Serra do mar – é o conjunto de montanhas próximo ao litoral. Essas montanhas são formadas por rochas, e cobertas pela Mata Atlântica. O ponto mais alto do estado, o Pico do Paraná, fica na Serra do Órgão, e tem cerca de 1900 metros de altura.
A Serra do Mar é parte integrante da vastidão da barreira que serve de acompanhamento do litoral leste e sul do Brasil. É pertencente ao "Complexo Cristalino Brasileiro", constituindo-se em muitas de suas partes por gnaisses e granitos. A derivação das formas que a Serra do Mar tem hoje vem de uma diversidade de fatores: da resistência diferente das rochas, do falhamento do relevo e da sucessão das trocas de clima. Em certas regiões da Serra do Mar ela é apresentada como escarpa (Graciosa e Farinha