10 Pedagogia Da Exclus O
20 setembro, 2009 por Jaqueline Vaz
4 Votes
A educação é um dos maiores problemas dos séculos de outrora e também dos séculos que se avizinham. Por um lado temos o conforto de que avanços tecnológicos estão acontecendo em larga escala, por outro, ficamos muito preocupados acerca da educação social que estamos tendo.
E o que seria esta educação social? Uma educação que respeite diferenças e valores, que saiba conviver com discrepâncias e que ajude em uma fomentação de um sentido de liberdade, mas com responsabilidade.
A economia é atroz na medida em que o dinheiro fala mais, e por conseqüência, a educação será destinada a reprodução do que é conveniente para os poucos que regem os destinos econômicos do mundo. Pois em se tratando de uma sociedade global ciente de tudo o que ocorre, e como são manipulados em nome de um neoliberalismo, a história seria outra… Ô como seria.
Esta doutrina econômica me permitam trocar o nome neoliberalismo para canibalismo, prioriza o pouco em nome de um teatro com nós sendo os coadjuvantes. Não que o “canibalismo” só traga coisas ruins, muitos dos sistemas que atualmente regem o nosso planeta estão alicerçados no neoliberalismo. As transações financeiras são um bom exemplo, com os mercados interligados com uma rapidez notável.
A educação infelizmente demonstra como o neoliberalismo pode afetar de forma dramática o modo como podemos nos beneficiar com ela. Hoje, o que se pratica é uma educação de qualidade para poucos, bem poucos, enquanto que para o resto só sobra a repetição de um conteúdo desestimulante e já conhecido. Isso sem falar da precariedade de estruturas e de docentes.
E o que acontece? Programas de inclusão educacional são implementados com o propósito de compensar o que por obrigação o Estado teria dever. Assim, com um programa “tampão” preencheriam as